Viaje pelo mundo em realidade virtual com o Google Cardboard através do Street View

19:06 Add Comment

O Google Cardboard é um óculos de realidade virtual idealizado pela Google, aonde você, com seu smartphone, pode desfrutar de diferentes experiências em realidades virtuais, seja em jogos, vídeos em 360º, realidade aumentada utilizando a câmera do celular, ou conhecer diversos lugares do mundo através do Google Street View.

➡ Conheça as 10 melhores praias do Brasil
➡ Conheça os paraísos escondidos de Bonito - PE

Antes este recurso estava oculto dentro do aplicado do Google Maps, mas agora ficou muito mais fácil de acessar, e está disponível tanto para Android quanto para iOS. Agora você pode sair andando por praticamente qualquer lugar do mundo, apenas pressionando um botão.

Para transportar-se para um destino, basta digitar o local na barra de pesquisa e escolher um local que tenha visualização por Street View. Uma vez que você escolheu um lugar, selecione o pequeno ícone VR headset no canto superior direito, encaixe seu smartphone em seu Google Cardboard e, voilà, você está agora em outro lugar.

Porém, para calibrar o visualizador VR, você deve ter instalado o aplicativo do Google Carboard, pode fazer isso clicando aqui. Não são todos os smartphones que são compatíveis com esse aplicativo, e para que a experiência funcione corretamente, os celulares devem apresentar giroscópio, para que você possa se movimentar e visualizar em 360º.




Caso vocês não estejam encontrando o ícone VR no aplicativo de vocês, basta atualizar o Street View para versão mais recente.

Agora vocês devem estar se perguntando, mas aonde eu consigo um Google Cardboard? Isso é simples, vocês mesmos podem fazer um, caso tenham todos os materiais, ou comprar em algum site online, a versão genérica dele é bem barato, mas você também pode optar pelas versões mais modernas. Se você comprou um e está tendo dificuldades para montar, basta ver esse tutorial aqui.

Agora se você pretende arrumar os materiais e fazer o seu em casa, confira este vídeo que ensina passo a passo:

Baía da Traição - PB: Lindas praias que você deve conhecer

19:47 Add Comment
Imagem/Reprodução: Lucas Peixoto

Baía da Traição é um município localizado no estado da Paraíba, possui aproximadamente 8.700 habitantes e cerca de 90% de seu território se encontra dentro das reservas indígenas dos Potiguaras. O município encontra-se à 91 km de João Pessoa, levando cerca de 1 hora de condução aproximadamente. 

O litoral da baía da traição é considerado um dos mais bonitos do Nordeste, possuindo configuração de meia-lua, praias desertas, falésias, rios, mangues, dunas e uma linha de arrecifes, formando um conjunto harmonioso de rara beleza paisagística. 

Praia de Tanguá

Além dos locais paradisíacos, você pode encontrar também produção e venda de artesanato, apresentações de dança e tribos indígenas. Para conhecer tais lugares, basta seguir para o Centro de Cultura e Apoio ao Turista, para obter a orientação necessária. O nome do município, aliás, remete-se a uma emboscada dos índios contra os primeiros portugueses que ali chegaram, no século 16.

Praia de Tanguá

O Departure Brazil esteve pelas principais praias da Baía da Traição, sendo a praia de Tanguá a favorita pelos surfistas, aonde fica a aldeia indígena Galego

A praia de Coqueirinho é considerada uma das mais bonitas, com coqueirais, mar calmo e barqueiros que fazem a travessia para Barra de Mamanguape, sede do projeto Peixe-Boi.

Na Praia do Forte, a atração é subir no alto de uma escarpa com vista panorâmica para a Baía da Traição. As falésias avermelhadas chamam a atenção em Jerimum e Cardosas - esta última abriga a lagoa Encantada, boa para banhos, com águas cristalinas e vegetação preservada. O acesso é por trilhas, depois de uma hora de caminhada.

     Praia de Tanguá

    Praia de Coqueirinho

    Praia do Forte

Dicas D-BR #09: Dicas para minimizar os problemas se for roubado no exterior

18:29 Add Comment
Imagem/Reprodução: Smarter Travel

1. Antes de viajar, faça cópias autenticadas dos seus documentos, como carteira de identidade, título de eleitor, certificado de alistamento militar, certidão de nascimento ou casamento. Se precisar tirar um novo passaporte no exterior, eles serão necessários.
2. Você pode deixar as cópias dos documentos com um parente ou alguém de sua confiança. Em caso de perda ou furto, a pessoa poderá lhe enviar os papéis por fax.
3. Vale ainda fazer uma cópia do visto e do passaporte, das páginas 1 (a que tem o número do passaporte), 2 (a que tem os seus dados) e 3 (a que tem a sua foto).
4. Durante a viagem, procure não andar com o seu passaporte, muito menos com todos os documentos na bolsa. Você pode fazer uma cópia autenticada e andar com ela.
5. Não é aconselhável andar com uma quantia grande de dinheiro na carteira. Guarde todos os objetos de valor e as passagens de volta no cofre no quarto do hotel.
6. Não se esqueça de levar com você os endereços e telefones das Embaixadas e Consulados brasileiros no seu país de destino. Eles serão úteis em caso de emergência.
7. É importante também anotar os telefones de emergência do seu banco e da operadora do seu cartão de crédito (Visa, Mastercard etc) no exterior. Os telefones de contato no Brasil não são os mesmos do exterior.
8. Carregue com você o nome e o endereço do local em que estiver hospedado para o caso de se perder na cidade.

Via:  IG Turismo

Entenda o seguro-viagem

12:47 Add Comment
Imagem/Reprodução: Just e Go Travel


Este é o seguro-viagem, que garante assistência médica para o viajante no exterior e deve ser feito antes do embarque, independente do tipo de viagem internacional (turismo, negócios ou estudos).
O seguro-viagem oferece assistência médica em casos de doença ou acidentes, além de despesas com remédios e serviços odontológicos. Fora da área da saúde, o seguro garante indenização em caso de perda de bagagem (independente da que o passageiro recebe da companhia aérea responsável pelo extravio), ajuda em eventuais problemas jurídicos e traslados do corpo, em caso de morte.
O custo médio, para viagens de 15 dias, por exemplo, é de US$ 88, em viagens para a Europa, e US$ 57, se o destino for os Estados Unidos. O preço varia de seguradora para seguradora, e também aumenta, de acordo com a cobertura.
Algumas empresas de turismo trabalham com seguradoras específicas. Ao contratar o pacote, o passageiro já pode pagar o seguro-viagem. Mas é bom que ele se certifique que o atendimento também é feito em português. No contrato podem ser encontrados os números de telefone que atendem o segurado no exterior.
Caso seja necessário um atendimento de urgência em instituições não credenciadas, o turista pode pedir reembolso, desde que esteja dentro do limite de cobertura contratado. Se o pacote turístico não engloba o seguro-viagem, é possível contratar um em corretoras.
Viajantes que tenham apólice de seguro de vida podem pesquisar se a sua seguradora já cobre eventuais problemas durante a viagem. Em geral, empresas de cartão de crédito oferecem esse tipo de seguro para seus clientes que possuem cartão internacional.
Assistência não é seguro
Muita gente confunde, mas a assistência-viagem é diferente do seguro. O seguro oferece cobertura por evento, ou seja, o viajante tem direito ao valor integral do plano em cada situação. A assistência, por sua vez, tem um limite que é descontado por cada circunstância.
Em alguns casos de seguro não existe limite de idade. Nas assistências, clientes com mais de 60 anos podem ser obrigados a pagar um acréscimo de 50% no valor do serviço.
Outra vantagem do seguro é que ele cobre acidentes relacionados a todos os esportes de risco, enquanto a assistência só cobre acidentes ocorridos na prática de esqui.


Via:  IG Turismo

Dicas D-BR #08: 7 Dicas de segurança para quem vai viajar sozinho

14:05 Add Comment
Imagem/Reprodução: Turismo e negocio


1- Em qualquer viagem, quando estiver em trânsito ou já tiver chegado ao destino, tenha sempre junto ao seu corpo seus documentos e objetos de valor – há carteiras de tecido que vão dentro da calça específicas para documentos e dinheiro. Não descuide deles em momento algum. Se tiver que deixar algo no hotel, deixe no cofre. Se não houver cofre, faça o sacrifício de levar as coisas em uma mochila discreta.
2- Nas viagens de ônibus, especialmente à noite, tenha seus pertences ao alcance do seu corpo de tal modo que sinta qualquer “movimento suspeito” sobre eles.
3- Tenha sempre o telefone e o endereço da sua hospedaria com você.
4- Levar muita bagagem, além de desconfortável, é um risco maior para perder coisas ou tê-las extraviadas. Procure ser parcimonioso com o número de malas e bolsas.
5- Se estiver viajando sozinho, sempre informe alguém sobre onde você está e com quem. Pode ser desde o gerente do hotel a um familiar com o qual mantenha contato por e.mail ou telefone. É algo simples, mas que pode ser muito útil no caso de alguma emergência.
6- É comum que durante a viagem você conheça pessoas nos hotéis, restaurantes e passeios. É uma ótima oportunidade para fazer novos amigos e conseguir boa companhia para conhecer o destino visitado. Tenha cautela, contudo. Confie na sua intuição e evite a companhia de pessoas estranhas com as quais você não se sente confortável. Nunca diga a elas onde você está hospedado, quais são seus hábitos e nem informações sobre posses e quantidade de dinheiro. Não aceite ofertas do tipo “guarde suas coisas na minha casa” ou “deixa que eu peço a Fulano que carregue pra você”.
7- É comum também que nas cidades pequenas os locais sejam bastante hospitaleiros – não raro te convidam pra um café logo no primeiro contato. Isso é ótimo. Mas, de novo, cautela. Uma dica simples é reparar se essa pessoa é (re)conhecida por outras pessoas na rua, se os locais a cumprimentam com simpatia, se sabem o nome dela etc. Isso significa que esta pessoa é conhecida por ali e que você não está na companhia de um completo estranho.


Via:  IG Turismo

Dicas D-BR #07: 6 Dicas para analisar se um pacote de viagens é bom

21:59 Add Comment
Imagem/Reprodução: Viagem UOL

Antes de viajar, certifique-se de que roteiro e rede hoteleira estão à altura das expectativas.

Pacotes de viagem possuem roteiros e hotéis pré-programados que são vendidos em conjuntos para um vasto número de pessoas. E é impossível que todos tenham os mesmos gostos.
Confira algumas dicas para não errar na hora de marcar as férias:
1- Preste atenção não só na agência de viagens, mas também na operadora do pacote. As agências comercializam pacotes, mas, em muitos casos, não são elas mesmas quem oferecem os serviços, mas uma operadora de viagens. Jaime Abraços, diretor da agência de viagens Marsans Brasil, uma das maiores do País, explica: “é a operadora quem organiza o pacote, que tem contatos com os hotéis e faz toda a operação local. É ela quem formata o produto para entregar aos agentes”. Por mais que você confie na agência vale conferir a idoneidade daqueles que acompanharão a viagem.


2- Confira as distâncias entre as cidades inclusas no roteiro.
Ninguém quer passar a viagem inteira só na estrada. Os trajetos têm que ser curtos para que se tenha tempo de curtir tudo o que o lugar oferece. “Existem muitos roteiros que dizem que você conhecerá várias cidades, mas na realidade você apenas passa por elas e não vê nada”, diz Dilcina Monteiro, consultora da operadora Polvani Tours. Ela ainda ressalva: “precisa tomar muito cuidado com esse tipo de roteiro. A distância entre cidades, para não ser muito desgastante, tem que ser de, no máximo, 450 quilômetros”.
3- Faça a adequação da quantidade de dias disponíveis com o destino.
Só tem quatro dias de férias? Talvez Nova York não seja a melhor opção. Pode ficar um mês fora? Talvez seja a hora de fazer aquele sonhado tour europeu. Certas cidades exigem mais tempo do que outras para serem apreciadas. “Você não vai conhecer Paris profundamente em dois dias. Você vai ter uma fotografia da cidade nesse tempo, só vai sentir o ‘cheirinho’”, brinca Abraços. Quem nunca esteve na Europa, pode aproveitar pacotes que cubram diversos países para eleger os favoritos. Em outras oportunidades, pode ser o caso de escolher um lugar e dedicar boa parte do tempo apenas a ele.
4- Confira qual a categoria dos hotéis.“Um dos aspectos mais frustrantes em uma viagem é quando a rede hoteleira não cumpre com as expectativas”, afirma Abraços. Segundo ele, se os hotéis mais caros não cabem no bolso, vale conferir entre os hotéis de categorias mais baixas, quais os que agradam. Outras vezes o problema, não é o dinheiro. “Tem gente que odeia ficar em resort”, cita Abraços, se referindo aos hotéis com tudo incluso.
5- Confira também a localização dos hotéis.Alguns pacotes reservam hotéis de boas categorias porém afastados do centro. O que pode não valer a pena. “A economia que se faz no hotel se gasta em táxi, metrô... É melhor pagar um pouco mais e ficar numa região central, perto dos centros históricos, bares e restaurantes”.
6- Pesquise muito sobre o destino.
Aproveite as facilidades da internet para fazer pesquisas profundas a respeito do lugar escolhido. “Se eu sou uma pessoa que não gosta de praia, não posso ir para o Caribe, se gosto de cultura, tenho que ir à Europa. Gosta de modernidade? Talvez deva ir a Nova York”, diz Abraços. Para evitar arrependimentos, procure deixar bem claro ao agente de viagens quais suas preferências e o que você busca com a viagem. 


Via:  IG Turismo
Imagem:  Embarque na Viagem

Amigo: O Programa de fidelidade da Avianca Brasil

16:08 Add Comment
Imagem/Reprodução: Avianca Brasil

A programa Amigo da Avianca alterou o seu regulamento neste ano (2015), agora é possível fazer resgate para voos internacionais e uma nova categoria ao programa. Confira os benefícios:






Para participar do programa basta acessar o site oficial clicando aqui.





Via:  Amigo Avianca

Os 5 melhores aplicativos pra quem curte viajar

23:53 Add Comment

Se você adora viajar, e gosta de usar a tecnologia ao seu favor, precisa conhecer esses aplicativos, com certeza eles mudarão a sua próxima viagem.

1º City Maps 2Go


Para se localizar o City Maps 2Go é um dos melhores aplicativos para o gênero, e a melhor parte é que ele é um aplicativo offline,e mesmo assim  o City Maps 2Go oferece quase todos os recursos de um mapa da internet, buscando ruas, localizações do usuário por meio de um sistema de GPS passivo, lugares para passar noite e hotéis, e seus mapas podem ser acessados de praticamente todos os lugares do mundo. O aplicativo é de graça e é compatível com o sistema Android e IOS.

2º Decolar



Para acessar de  forma prática, hotéis, passagens e pacotes de viagens. Com um menu bem simples e direto, o aplicativo do Decolar oferece inúmeras ofertas diárias com preços muito tentadores. Ele ainda possui a categoria Kit do Viajante que oferece conversor de moedas e unidades, guias de cidades, estado do voo, prefixos telefônicos entre outros. Esse aplicativo é grátis e disponível para Android e IOS.

3º Wifi Finder


Com 550.000 locais gratuitos cadastrados em 144 países em todo o mundo o Wifi Finder é um dos melhores aplicativos para descobrir Wi-Fi gratuitos e pagos ao seu redor. É uma ótima ferramente para quem não quer ou não pode usar o plano de dados. O aplicativo é de graça e é compatível com o sistema Android e IOS.

4º The Weather Channel


Saber tudo sobre o clima do que lugar para onde vocês está prestes a viajar é essencial, e é isso que The Weather Channel faz trazendo uma previsão bem detalhada do clima. informando até os  dados como índice de raios ultravioleta, pressão atmosférica e velocidade do vento. é disponível para Android, iOS Windows Phone.

5º PackPoint


Se você sempre se atrapalha na hora de organizar sua mala de viagem e acaba sempre esquecendo de algo, esse aplicativo foi feito para você. O PackPoint  praticamente faz suas malas , organiza  e planeja uma lista de bagagem para os usuários, levando em consideração a duração da sua viagem o motivo e o local. O aplicativo é de graça e é compatível com o sistema Android e IOS.

Cruzeiros: Dicas para a primeira viagem

12:23 Add Comment
Imagem/Reprodução: For Wallpaper

Viajar de navio é o sonho de muitos. E com tantos cruzeiros temáticos acontecendo, muitas pessoas tem planejado este tipo de viagem.

Atualmente existem cruzeiros para todos os perfis, desde os que querem agito 24 horas até os que procuram a calmaria do mar. E os preços são em conta. Dá pra pegar seu par e encarar as águas do oceano sem medo.

O cruzeiro dos sonhos, tipo de cinema.


Antes mesmo de pensar em reservar sua cabine

A escolha da companhia marítima é o ponto decisivo entre o cruzeiro dos sonhos e o pesadelo em alto mar. Existe pelo menos uma dezena delas que operam na costa brasileira e centenas pelo mundo. Elas se diferenciam pelo preço, qualidade do serviço prestado, tamanho do navio, tipos e qualidade das comidas e bebidas servidas, quantidade de estrelas, atividades à bordo, etc. Escolher a companhia certa para sua viagem não é fácil, visto que você tem que alinhar suas expectativas com quanto pode pagar, e sempre queremos pagar pouco e esperar muito! Se você não quer se arriscar, recomendo no Brasil a MSC, a Costa e a Royal Caribbean. Elas não tem os cruzeiros mais baratos, mas a qualidade é ótima, o que faz valer o custo benefício.

Faça uma pesquisa básica sobre a companhia que você está para fechar no site Reclame Aqui. Não se apegue a "reputação" da empresa, mas veja quais são as reclamações mais frequentes e qual é a resposta que a companhia oferece. É um bom indício de quais são as melhores companhias.

Atualmente os cruzeiros temáticos são muito populares e tem para todos os gostos: cruzeiros fitness, de artistas, flash back, carnaval, encontros de grupos específicos... Escolha bem seu cruzeiro, compare com o seu perfil e o que você espera desta viagem. Ir para um cruzeiro de carnaval procurando paz e sossego é totalmente incoerente. Do mesmo modo dificilmente você encontrara vários jovens no cruzeiro do Roberto Carlos. Na dúvida, prefira um cruzeiro sem tema.

Se você quer viajar sozinho(a) vá sem medo. Cruzeiros tem entretenimento garantido, as pessoas são mais receptivas e você ficará muito a vontade. Só tem um problema: quase todas as cabines são para no mínimo duas pessoas, então você pagará o preço de duas pessoas mesmo indo só. Pouquíssimas companhias tem cabines para uma pessoa, e mesmo os que tem, custa quase o mesmo que a cabine dupla.

Imagine se você resolve fazer um cruzeiro de dez dias pela costa e passa os dez dias enjoado? Ou então se naquele cruzeiro atá Buenos Aires você acha tudo entediante e não vê a hora de voltar. Pode acontecer. Se este for seu primeiro cruzeiro, prefira fazer uma viagem curta, os mini cruzeiros. Eles tem duração de três a cinco dias e são os ideias para quem nunca viajou de navio. Assim você pode ter a certeza se vai gostar ou não deste tipo de viagem.

A reserva da cabine

Você pode reservar seu cruzeiro diretamente com a companhia marítima ou através de agências de viagens. Em geral os preços são os mesmos. Prefira a agência pois traz mais comodidades. Mas não deixe de pesquisar o preço e verificar se comprando diretamente com a companhia não sai mais barato.

Leia atentamente o contrato do cruzeiro.

Quando possível escolha sua cabine! Ela será seu castelo durante toda a viagem e é muito importante escolher a cabine certa para você. Tudo que você precisa saber é:
Cabines internas: são pequenas, sem janela e o banheiro é muito pequeno. São ótimas para quem quer trancar a porta e dormir, pois como não tem janelas é só apagar a luz e escuridão é total. São as que menos balançam e as mais baratas também.
Cabines externas: iguais as cabines internas, mas com uma janela que não abre. Na minha opinião são péssimas. A janela deixa entrar muita claridade, mesmo com a cortina fechada, e como não abrem costumam embaçar, não lhe dando vista nenhuma. São mais caras que as internas. 
Cabines externas com varanda: maiores que as anteriores, tem uma varandinha para que você possa apreciar a vista. São consideravelmente mais caras se comparadas com as internas, mas se você puder pagar ou for a única disponível é uma ótima opção. 
Suítes, Deluxe e Presidências: cabines enormes, algumas chegam a ter cem metros quadrados. Elas tem camas maiores, salas de estar, varanda e algumas até banheiras. É nelas que os reis se hospedam. Os mimos nestas cabines são diferenciados das outras: geralmente elas são decoradas com flores, obras de arte, tem frutas a disposição, frigobar cheio, amenidades no banheiro exclusivas e muitas outras vantagens. É claro que estas cabines são para poucos, custando até dez vezes mais que uma cabine interna.
Diferente de hotéis, geralmente sabemos no momento da reserva o número exato da cabine e sua localização.

Saiba onde sua cabine está localizada! Cabines na proa e na popa balançam mais, prefira as cabines no meio do navio. Veja também onde ela se localiza em relação a outros ambientes. Cabines perto de elevadores, bares e salões de festas podem significar um movimento constante bem na sua porta, evite!

Contudo, cabines em decks mais altos (mas não perto dos lugares agitados) trazem mais comodidade pois você andará menos para chegar nas áreas de lazer (mas quanto mais alto o deck, mais caro custa a cabine).

Caso seu contrato de reserva indique "cabine garantida", isto quer dizer que você só saberá qual é o número da cabine e sua localização no momento do embarque. Não será possível escolher a cabine e de nada adianta ser o primeiro a chegar no porto. É a companhia que escolherá em qual cabine você vai ficar. Este sistema traz como vantagem um preço mais baixo e uma possibilidade (pequena) de upgrade gratuito de categoria.

Existem cabines para dois, três ou até quatro hóspedes.
Para quem viaja com a família ou crianças, alguns navios oferecem cabines conjugadas, ou seja, duas cabines uma ao lado da outra, com acesso interno entre elas e que podem ser separadas por uma porta. Muito bom para quem vai com os filhos.

Se você for deficiente físico ou ter algum problema de locomoção, informe isto no momento da reserva da cabine para que seja adaptada as suas necessidades.
As cabines são pequenas, mas muito bem planejadas. Os armários são embutidos e em todo canto há uma gaveta. O espaço do chuveiro é bem apertado, mas você se acostuma.

Documentação

 Para cruzeiros nacionais ou pela América do Sul somente é necessário o RG original, em bom estado e com menos de dez anos de emissão.
Para cruzeiros internacionais (fora da América do Sul) é preciso ter passaporte válido.

Verifique se o navio atracará em algum país que exige visto para entrada de brasileiros e tenha certeza de providenciar este visto antes da viagem.

Alguns países exigem vacina contra a Febre Amarela para a entrada. Verifique com a sua companhia ou agente de viagens se na sua viagem isto será necessário e tome a vacina com pelo menos dez dias de antecedência a viagem.

Menores viajando com somente um dos responsáveis legais (ou com nenhum) precisam ter uma carta de autorização de viagem, em que o outro responsável toma ciência da viagem e autoriza o menor a embarcar. Esta carta deve ter firma reconhecida em cartório.

Não são aceitas em nenhuma hipótese cópias de documentos.


O que levar

Não existe limite para quantidade ou peso de bagagens, então teoricamente você pode levar quantas malas quiser e do tamanho que quiser. Mas claro que você deve usar o bom senso. Uma mala grande por pessoa é o ideal, pois lembre-se que as malas ocupam espaço na cabine.

Verifique o tipo de cruzeiro e a quantidade de dias para escolher o melhor vestuário e a quantidade de roupas. Mas não pode faltar: uma roupa de banho para a piscina e uma roupa mais formal para os jantares.

No dia a dia você provavelmente irá usar roupas leves e informais. 

Na dúvida, leve roupas a mais. Geralmente não é bom exagerar na quantidade de bagagem em viagens. Mas no caso de cruzeiros leve a mais. Você não terá que carregar a mala por muito tempo e se faltar alguma peça, dificilmente terá onde comprar.

Leve todos os medicamentos que você costuma tomar regularmente. Analgésicos, antitérmicos, remédios contra enjoo e curativos adesivos são essenciais, nunca se sabe o que pode acontecer.

O navio fornece amenidades no banheiro (sabonete, shampoo e condicionador) mas nada lhe impede de levar suas marcas favoritas.

As tomadas na cabine são bivolts e seguem o padrão americano ou europeu. Na dúvida se os seus eletrônicos servirão na tomada, leve um adaptador de tomadas universal.

O que não levar

Toalhas de banho. O navio fornecerá toalhas para o banho e a piscina, então é desnecessário levar as suas.

Ferro de passar roupas. Pode parecer incrível, mas muita gente leva! Coloque suas roupas na mala muito bem dobradas para que não amassem, ou você terá que usar o vapor do chuveiro para desamassá-las ou utilizar o serviço de lavanderia do navio (que é muito caro).

Chapinha e secador de cabelo (mulheres surtando)! Assim como o ferro, nenhum item que gera calor é permitido entrar à bordo, e isto incluí a chapinha e o secador de cabelo. Mas nem tudo está perdido, pois todas as cabines tem a disposição um secador de cabelo para o uso. Quanto a chapinha, capriche no cabeleireiro antes do embarque.

Caso você embarque com algum item que gera calor, ele será apreendido pela segurança do navio e entregue a você no momento do desembarque.

Além dos itens ilegais óbvios (armas de fogo, armas brancas, drogas, etc.), você não pode embarcar com:

Bebidas alcoólicas e em alguns navios com nenhum tipo de bebida. Na dúvida, não leve nada, ou serão apreendidas.
Nenhum tipo de alimento. Salvo casos especiais, os alimentos que você carrega serão apreendidos na sua entrada ao navio. Isto porque toda a comida do navio segue rigorosos controles de qualidade e alimentos vindos de fora podem causar contaminação. Geralmente há exceção para produtos industrializados e lacrados. 
No caso específico de drogas, caso qualquer tripulante lhe flagre portando ou usando, você será desembarcado imediatamente no porto mais próximo, não importa onde o navio esteja.
Se você precisa ter algum tipo de alimentação especial, informe isto a companhia marítima antes do embarque para ter certeza que poderá embarcar com algum alimento ou que estes alimentos estarão disponíveis para seu consumo no navio.

Caso você embarque com bebidas alcoólicas, elas serão apreendidas e entregues somente no desembarque. O mesmo vale para as bebidas compradas nas cidades que o navio atraca.

O dia do embarque

Assim como as companhias aéreas, a maioria das marítimas permite o check-in online, que deve ser feito com pelo menos três dias de antecedência. Se puder faça, assim você evita filas no porto.

Leve sua bagagem etiquetada de casa com seus dados e o número de sua cabine.

Caso ainda não saiba qual é sua cabine, faça o check-in no porto para saber qual é o número dela e etiquete sua bagagem, para só depois despachá-la.
Chegue ao porto de táxi, ônibus, translado ou carona, mas não chegue com seu carro próprio. Até existem estacionamentos, mas eles são absurdamente caros pois seu carro terá de ficar vários dias lá. A maneira mais econômica e prática é ir até a cidade portuária de ônibus e pegar um táxi da rodoviária para o porto. Consulte também quanto custa o translado direto, seja pela companhia marítima ou pela agência de viagens, da cidade em que você está até o porto, muitas vezes compensa.

Os portos brasileiros tem estrutura péssima. Não conte em comprar algo no local. Você terá sorte se os banheiros estiverem funcionando.

Na sua reserva está escrito a hora de saída do navio. Geralmente o embarque começa cinco horas antes deste horário, então programe-se para chegar ao porto entre quatro a cinco horas antes, assim você não tem que esperar que o embarque comece e pode entrar no navio com antecedência, já aproveitando sua viagem.

Chegar cedo ao porto é desperdício de tempo. Como dito o embarque começa cinco horas antes da saída do navio, geralmente após o meio dia. Chegar muito antes só fará você ficar esperando.

Chegando ao porto procure na área de embarque onde é o despacho das bagagens. Lembre-se que tudo de valor deve estar com você na bagagem de mão e seus documentos e reservas também.

Tenha nesta bagagem de mão uma roupa de praia, para você já aproveitar a piscina do navio assim que embarcar, pois sua mala pode demorar um pouco para chegar em sua cabine.

No porto todos os seus dados serão colhidos e será feito o seu cartão de hóspede. Neste momento você deve decidir se quer pagar suas despesas à bordo com cartão de crédito ou dinheiro. No caso de optar por cartão de crédito ele será cadastrado e uma parte do limite bloqueado (cerca de 300 dólares). Se optar por dinheiro você deverá fazer um depósito de aproximadamente 300 dólares (ou o equivalente em reais).

Algumas companhias permitem que você mescle o pagamento em dinheiro e cartão.

O seu cartão de hóspede é pessoal e intransferível. Tudo que você fizer no navio será com este cartão: compras, reservas, pedidos à tripulação. Você deve estar com ele o tempo todo.

Suas malas serão deixadas na porta de sua cabine, mas não se desespere se ao entrar no navio elas não estiverem lá. Um cruzeiro tem em média 1500 hóspedes. Talvez suas bagagens demorem um pouco para estarem no lugar correto, principalmente se você entrou cedo no navio. Vá dar uma volta, conhecer o navio e espere todo o embarque para reclamar caso sua mala não esteja na porta da cabine.

Passeie pelo navio assim que entrar e tente recordar os principais pontos, para não ficar perdido pelos inúmeros corredores.

Ao entrar na cabine verifique se tudo funciona: luzes, cofre, torneiras, ralos... Se algo não estiver certo comunique seu camareiro. Eles consertaram imediatamente ou lhe ofereceram uma nova cabine, geralmente superior.

Gorjetas

Elas são obrigatórias e em cruzeiros brasileiros geralmente já estão inclusas no valor total pago (procure  na descrição no seu contrato por gorjetas pré-pagas).

Se elas não foram pagas, haverá na cabine, no dia de sua chegada, uma lista padrão de valores a serem pagos para cada profissional. A norma internacional manda dar gorjetas a camareiros, garçons e maitres. Estes valores de gorjetas serão incluídos em sua conta final, então não precisa se preocupar com elas durante seu cruzeiro.

Geralmente crianças menores de cinco anos não pagam gorjetas.

Além da gorjeta, será deixado em sua cabine (geralmente no último dia), um envelope em branco para gratificação opcional pelo serviço prestado de determinado tripulante. Vale a pena deixar uma gorjeta extra se o serviço prestado foi excepcional.

As gorjetas devem ser pagas em dólares.

Também junto a este envelope é deixado um formulário de pesquisa de satisfação. É muito importante para a tribulação seu preenchimento e, se você foi muito bem atendido por alguém, não deixe de citar o nome do tripulante nesta pesquisa, muitas vezes esta atitude vale mais que uma gorjeta.

Saúde

Para evitar doenças, pedirão para que você lave as mãos com álcool em gel sempre que entrar ou sair de um restaurante ou banheiro. Chega a ser irritante, mas eles estão certos em garantir que nenhuma doença se proliferará à bordo, colabore!

Todo navio possui um ambulatório e ao menos um médico para atender os passageiros com problemas de saúde e emergências. Eles também tem remédios para fornecer e em casos graves podem solicitar o resgate do paciente e sua internação em hospitais. Mas atenção: todo atendimento médico feito à bordo é pago a parte e um simples esparadrapo pode lhe custar mais caro que toda a viagem.

Considere fazer um seguro viagem, especialmente se o cruzeiro ter mais de quatro dias. Não custa muito e você fica assegurado financeiramente em caso de problemas de saúde.

Não se esqueça de passar protetor solar várias vezes ao dia.

Beba muita água e maneire nas bebidas alcoólicas para não ficar desidratado e não enjoar com o balanço do navio.

Falando de bebidas alcoólicas, muito cuidado quando estiver mais "alegre" e resolver ir se debruçar ou sentar nas bordas do navio. No geral não existe proteção e a queda pode ser fatal.

Segurança

Em sua cabine terá um colete salva vidas para cada hóspede. Verifique onde ele se encontra e leia as instruções de uso.

Quando todos os passageiros embarcarem no navio, será feito uma demonstração coletiva dos procedimentos de segurança em caso de emergência. A participação de todos os passageiros é obrigatória. Você será instruído pela tripulação onde será seu local de encontro caso algo aconteça, como se portar na situação de emergência e outras instruções. Caso você perca estas instruções você será procurado por um oficial do navio para explicações, o que atrapalhará sua viagem.

Lembre-se: mulheres e crianças primeiro!

Quanto a sua segurança pessoal e roubos, geralmente cruzeiros são bem seguros, tendo sua própria equipe pronta para lhe ajudar. Infelizmente eles não podem estar em todos os lugares verificando tudo, por isso guarde o que tiver de valor no cofre de sua cabine.

Também não descuide de seus pertences quando estiver na piscina ou outros ambientes coletivos. A maioria dos roubos são cometidos por outros hóspedes.

Caso precise de ajuda, procure imediatamente a equipe de segurança do navio.

Alimentação

Em cruzeiros todas as refeições estão inclusas no valor pago e você pode comer a vontade e sem nenhuma limitação.

A comida segue o padrão de culinária norte americana e no geral é boa.

No navio existirão ao menos dois restaurantes: um formal e um informal.

O restaurante informal geralmente fica aberto quase o dia todo, você pode entrar com roupas de banho e a comida é servida no sistema buffet. Ele serve as três principais refeições e não precisa de reserva. Você pode se servir a vontade e sentar onde quiser, tanto dentro do restaurante quanto no deck da piscina.

O restaurante formal exige reserva de horário para o jantar. No geral existem dois horários disponíveis e você deve escolher em qual horário quer jantar no momento da reserva de sua cabine ou no momento do check-in do porto.

A comida no restaurante formal é mais sofisticada e servida a la carte.

Não é permitido entrar neste restaurante formal usando chinelos, regatas, bermudas ou roupas de praia. Contudo não é necessário roupas formais, basta estar de tênis, calça e camiseta.

As mesas do restaurante formal são grandes e comportam em média 10 pessoas. Todos à bordo tem mesa definida no momento do check-in. Caso você esteja num grupo, é importante que todos comprem o cruzeiro juntos e façam o check-in juntos para que sentem juntos no restaurante. Caso isso não seja possível, dirija-se ao setor de relacionamento no primeiro dia de embarque para tentar acomodar todos na mesma mesa.

O horário de seu jantar bem como a sua mesa são indicados no cartão de hóspede.

O restaurante formal também serve café da manhã e almoço, mas para estes não é necessário reserva.

A maioria dos cruzeiros oferecem restaurantes pagos a parte. São restaurantes que oferecem alta gastronomia e experiências diferenciadas. Estes restaurantes necessitam de reserva prévia e não custam barato.

Além dos restaurantes, pequenos lanches e petiscos são servidos ao decorrer do dia em alguns locais do navio.

Bebidas

Em geral as bebidas não estão inclusas e devem ser pagas a parte. Está é uma das maiores dúvidas e preocupações dos viajantes, por isso vou explicar direitinho.

No Brasil, um dos únicos cruzeiros que incluí bebidas são os da CVC / Pullmantur. São incluídas as bebidas alcoólicas e não alcoólicas durante as refeições. O consumo durante as refeições é ilimitado. Fora do período de refeições elas deverão ser pagas a parte, como nos demais cruzeiros.

A água é sempre gratuita em todos os cruzeiros. Mas atenção: só é gratuita a água do mar (água salgada tratada para consumo). Não faz mal nenhum tomar está água e ela está disponível em todos os restaurantes e você pode encher copos com água e levar para sua cabine. A água mineral engarrafada é paga a parte.

Café, chá e suco de máquina também são gratuitos e servidos a vontade nos restaurantes.

Em todos os cruzeiros, uma lata de cerveja ou refrigerante custa em média 5 dólares. Um drink com destilado custa cerca de 10 dólares.

Calcule uma média de 50 dólares gastos por dia e por pessoa com bebidas.

As bebidas oferecidas são sempre de alta qualidade e há sempre grande variedade de marcas e tipos.

A maioria dos cruzeiros oferece pacotes de bebidas. Estes pacotes podem ser comprados pela internet ou no primeiro dia de embarque no navio. Eles dão o direito de consumir ilimitadamente algumas bebidas durante todos os dias de sua viagem.

Existem pacotes de consumo ilimitado só de refrigerantes, só de cervejas, só de vinhos, só de destilados... A maioria das companhias cria combos, ou seja, um pacote ilimitado incluindo todas as bebidas: refrigerante, cerveja, vinho e destilado.

Os pacotes devem ser fechados para todos os dias de sua viagem. Não é possível fechar o pacote fracionado.

Consulte o preço dos pacotes diretamente com a companhia marítima, mas em geral um pacote de refrigerante ilimitado custa cerca de 15 dólares por dia e um pacote com todas as bebidas ilimitadas custa cerca de 70 dólares ao dia.

Os pacotes são individuais e é expressamente proibido duas ou mais pessoas utilizarem um só pacote. Caso qualquer funcionário do navio lhe flagre dividindo um pacote de bebidas (por exemplo: você vai no bar e paga um cerveja para seu tio e um minuto depois volta no bar e paga outra para você) ele irá notificar a segurança do navio, que irá lhe abordar e aplicar as sanções estabelecidas. Não se esqueça que para tudo você assina um contrato.

Compartilhar um pacote de bebidas pode gerar multa e em determinados casos acabar com seu cruzeiro antes da hora.

Na maioria das vezes fechar um pacote de bebidas vale a pena, mas leve em conta seu consumo médio, quanto tempo você ficará à bordo e qual o preço das bebidas individuais. Faça as contas e veja se compensa!

Internet e sinal de celular

Todos os navios possuem computadores conectados a internet e rede wi-fi para uso dos hóspedes, contudo a internet é paga a parte e custa caro (tanto a com fio quanto a sem fio).

Caro quanto? Calcule uma média de 30 dólares ao dia que usar.

Enquanto o navio estiver navegando você não terá sinal de celular. Somente quando ele atraca nos portos nacionais é possível ter sinal.

A melhor e mais barata maneira de utilizar a internet (e ligar para casa se for o caso) é ir em uma lan house na cidade em que o navio está.

A vida à bordo


Imagem/Reprodução: Viagem UOL

Todos os dias será deixado em sua
 cabine o Jornal de Bordo com a programação do dia seguinte. Nele estão todas as atividades, shows, diversão, restaurantes e tudo mais que você pode fazer no navio e os passeios fora dele. Aproveite e marque tudo que você quer fazer durante o dia, esta é uma ótima forma de se programar.

O serviço de quarto está incluso e você pode usar a vontade, pode aproveitar!

Existem muitos serviços pagos a parte: cassinos, internet, spa, jogos, passeios, bebias premium...

E fique esperto, todos os valores estão em dólares.

Cruzeiros marítimos são uma ótima forma de viajar com a família. Existe diversão para todos os gostos, comida para todos os gostos e todos podem ficar a vontade em diversos ambientes diferentes.

A programação do navio incluí sempre festas temáticas, sendo a mais popular o jantar do comandante. Sempre tem! Ela em geral ocorre em algum salão do navio e você não é obrigado a usar sua roupa social (muitas pessoas usam, mas se você não gosta não se preocupe). Participar destas festas é opcional, enquanto uma festa está acontecendo aqui outra está acontecendo ali, vá na que mais lhe agradar.

Seu navio sempre aporta em cidades pré programadas. Você é informado em que cidades o navio aportará através do Jornal de Bordo. Aproveite para turistar e conhecer novos lugares, fazer passeios e compras. Mas não se esqueça da hora da partida. Se você perder, terá que gastar um bom dinheiro para encontrar o navio no próximo porto.

O seu cruzeiro também fornece passeios em terra (pagos a parte, é claro).  Eles não são a forma mais barata de conhecer o lugar, mas a vantagem é que você terá prioridade no embarque e desembarque e não corre o risco de esquecer a hora da partida.

E por fim, sinta-se livre! Você pode sentar em um dos bares as duas da tarde e ficar lá até de noite. Pegar uma espreguiçadeira e ficar tomando sol na piscina. Dançar em uma das festas. Jogar no cassino. Curtir um show no teatro. Sentar de frente para o mar e ler um livro. Opções não faltam para você ser feliz.

Imagem/Reprodução: Guardanapo de Papel

Crianças

Crianças acima de três anos e adolescentes tem atividades supervisionadas. Os pais podem descansar tranquilamente enquanto seus filhos divertem-se com várias atividades durante o dia.

Um navio é enorme, então marque um local de encontro caso vocês se percam e instrua seu filho a sempre procurar um tripulante para qualquer necessidade.

Lembre-se que seu filho também possui um cartão de hóspede e que os gastos feitos com ele serão pagos por você! Alguns navios permitem o bloqueio deste cartão, informe-se à bordo.

Alguns cruzeiros fornecem serviço de babá pago a parte.

Não é recomendado o embarque de gestantes após o quinto mês de gravidez.

O desembarque

No último dia de cruzeiro será deixada em sua cabine o extrato das despesas à bordo. Confira se está tudo certo. Para aqueles que optaram por pagar com o cartão de crédito, não tem com que se preocupar, pois o débito será automático. Para quem optou por pagar em dinheiro é bom ir o quão antes na recepção do navio quitar seus débitos, as filas costumam ser enormes na última hora.

Caso os débitos sejam menores que o depósito feito no check-in, o valor da diferença será devolvida para você. Caso tenham sido maiores, você pode acertar o que falta em dinheiro ou cartão de crédito.

Na última noite do cruzeiro você deve deixar suas bagagens na porta de sua cabine. Você será avisado pelo Jornal de Bordo, pela televisão, pela camareira e por quem mais cruzar o seu caminho. A mala tem que estar pra fora da cabine até a hora determinada. Caso mesmo com tantos lembretes você se esqueça, seu desembarque pode demorar muito, pois dependendo do tamanho da mala é proibido desembarcar com ela.

Não esqueça de deixar a roupa que vestirá no dia seguinte junto com sua bagagem de mão, ou você corre o risco de desembarcar de pijamas.

Vale lembrar que na mala de mão também devem estar seus documentos, itens de valor e seu cartão de hóspede (você não desembarca sem ele).

Se você comprou bebidas alcoólicas no free shop, elas serão deixadas durante a madrugada desta última noite na porta da sua cabine.

O desembarque acontece até as dez horas da manhã, então não precisa se desesperar. Tem sim que levantar cedo, mas aproveite para tomar um belo café da manhã (geralmente servido até as nove), dar uma volta pelo navio e bater as últimas fotos.

O serviço de quarto não funciona na manhã do desembarque.

Em viagens internacionais aportando no Brasil, alguns passageiros podem ser escolhidos pela alfândega para verificação da bagagem (a cota de compras é a mesma de viagens aéreas: US$ 500,00).

Em algumas companhias, caso algum item tenha sido apreendido durante seu embarque (desde que não sejam itens ilegais), ele será devolvido no desembarque. Verifique com a tripulação.

Olhe para o mar uma última vez, prometa voltar quando der e pegue sua mala no saguão do porto.