Cruzeiros: Dicas para a primeira viagem

12:23
Imagem/Reprodução: For Wallpaper

Viajar de navio é o sonho de muitos. E com tantos cruzeiros temáticos acontecendo, muitas pessoas tem planejado este tipo de viagem.

Atualmente existem cruzeiros para todos os perfis, desde os que querem agito 24 horas até os que procuram a calmaria do mar. E os preços são em conta. Dá pra pegar seu par e encarar as águas do oceano sem medo.

O cruzeiro dos sonhos, tipo de cinema.


Antes mesmo de pensar em reservar sua cabine

A escolha da companhia marítima é o ponto decisivo entre o cruzeiro dos sonhos e o pesadelo em alto mar. Existe pelo menos uma dezena delas que operam na costa brasileira e centenas pelo mundo. Elas se diferenciam pelo preço, qualidade do serviço prestado, tamanho do navio, tipos e qualidade das comidas e bebidas servidas, quantidade de estrelas, atividades à bordo, etc. Escolher a companhia certa para sua viagem não é fácil, visto que você tem que alinhar suas expectativas com quanto pode pagar, e sempre queremos pagar pouco e esperar muito! Se você não quer se arriscar, recomendo no Brasil a MSC, a Costa e a Royal Caribbean. Elas não tem os cruzeiros mais baratos, mas a qualidade é ótima, o que faz valer o custo benefício.

Faça uma pesquisa básica sobre a companhia que você está para fechar no site Reclame Aqui. Não se apegue a "reputação" da empresa, mas veja quais são as reclamações mais frequentes e qual é a resposta que a companhia oferece. É um bom indício de quais são as melhores companhias.

Atualmente os cruzeiros temáticos são muito populares e tem para todos os gostos: cruzeiros fitness, de artistas, flash back, carnaval, encontros de grupos específicos... Escolha bem seu cruzeiro, compare com o seu perfil e o que você espera desta viagem. Ir para um cruzeiro de carnaval procurando paz e sossego é totalmente incoerente. Do mesmo modo dificilmente você encontrara vários jovens no cruzeiro do Roberto Carlos. Na dúvida, prefira um cruzeiro sem tema.

Se você quer viajar sozinho(a) vá sem medo. Cruzeiros tem entretenimento garantido, as pessoas são mais receptivas e você ficará muito a vontade. Só tem um problema: quase todas as cabines são para no mínimo duas pessoas, então você pagará o preço de duas pessoas mesmo indo só. Pouquíssimas companhias tem cabines para uma pessoa, e mesmo os que tem, custa quase o mesmo que a cabine dupla.

Imagine se você resolve fazer um cruzeiro de dez dias pela costa e passa os dez dias enjoado? Ou então se naquele cruzeiro atá Buenos Aires você acha tudo entediante e não vê a hora de voltar. Pode acontecer. Se este for seu primeiro cruzeiro, prefira fazer uma viagem curta, os mini cruzeiros. Eles tem duração de três a cinco dias e são os ideias para quem nunca viajou de navio. Assim você pode ter a certeza se vai gostar ou não deste tipo de viagem.

A reserva da cabine

Você pode reservar seu cruzeiro diretamente com a companhia marítima ou através de agências de viagens. Em geral os preços são os mesmos. Prefira a agência pois traz mais comodidades. Mas não deixe de pesquisar o preço e verificar se comprando diretamente com a companhia não sai mais barato.

Leia atentamente o contrato do cruzeiro.

Quando possível escolha sua cabine! Ela será seu castelo durante toda a viagem e é muito importante escolher a cabine certa para você. Tudo que você precisa saber é:
Cabines internas: são pequenas, sem janela e o banheiro é muito pequeno. São ótimas para quem quer trancar a porta e dormir, pois como não tem janelas é só apagar a luz e escuridão é total. São as que menos balançam e as mais baratas também.
Cabines externas: iguais as cabines internas, mas com uma janela que não abre. Na minha opinião são péssimas. A janela deixa entrar muita claridade, mesmo com a cortina fechada, e como não abrem costumam embaçar, não lhe dando vista nenhuma. São mais caras que as internas. 
Cabines externas com varanda: maiores que as anteriores, tem uma varandinha para que você possa apreciar a vista. São consideravelmente mais caras se comparadas com as internas, mas se você puder pagar ou for a única disponível é uma ótima opção. 
Suítes, Deluxe e Presidências: cabines enormes, algumas chegam a ter cem metros quadrados. Elas tem camas maiores, salas de estar, varanda e algumas até banheiras. É nelas que os reis se hospedam. Os mimos nestas cabines são diferenciados das outras: geralmente elas são decoradas com flores, obras de arte, tem frutas a disposição, frigobar cheio, amenidades no banheiro exclusivas e muitas outras vantagens. É claro que estas cabines são para poucos, custando até dez vezes mais que uma cabine interna.
Diferente de hotéis, geralmente sabemos no momento da reserva o número exato da cabine e sua localização.

Saiba onde sua cabine está localizada! Cabines na proa e na popa balançam mais, prefira as cabines no meio do navio. Veja também onde ela se localiza em relação a outros ambientes. Cabines perto de elevadores, bares e salões de festas podem significar um movimento constante bem na sua porta, evite!

Contudo, cabines em decks mais altos (mas não perto dos lugares agitados) trazem mais comodidade pois você andará menos para chegar nas áreas de lazer (mas quanto mais alto o deck, mais caro custa a cabine).

Caso seu contrato de reserva indique "cabine garantida", isto quer dizer que você só saberá qual é o número da cabine e sua localização no momento do embarque. Não será possível escolher a cabine e de nada adianta ser o primeiro a chegar no porto. É a companhia que escolherá em qual cabine você vai ficar. Este sistema traz como vantagem um preço mais baixo e uma possibilidade (pequena) de upgrade gratuito de categoria.

Existem cabines para dois, três ou até quatro hóspedes.
Para quem viaja com a família ou crianças, alguns navios oferecem cabines conjugadas, ou seja, duas cabines uma ao lado da outra, com acesso interno entre elas e que podem ser separadas por uma porta. Muito bom para quem vai com os filhos.

Se você for deficiente físico ou ter algum problema de locomoção, informe isto no momento da reserva da cabine para que seja adaptada as suas necessidades.
As cabines são pequenas, mas muito bem planejadas. Os armários são embutidos e em todo canto há uma gaveta. O espaço do chuveiro é bem apertado, mas você se acostuma.

Documentação

 Para cruzeiros nacionais ou pela América do Sul somente é necessário o RG original, em bom estado e com menos de dez anos de emissão.
Para cruzeiros internacionais (fora da América do Sul) é preciso ter passaporte válido.

Verifique se o navio atracará em algum país que exige visto para entrada de brasileiros e tenha certeza de providenciar este visto antes da viagem.

Alguns países exigem vacina contra a Febre Amarela para a entrada. Verifique com a sua companhia ou agente de viagens se na sua viagem isto será necessário e tome a vacina com pelo menos dez dias de antecedência a viagem.

Menores viajando com somente um dos responsáveis legais (ou com nenhum) precisam ter uma carta de autorização de viagem, em que o outro responsável toma ciência da viagem e autoriza o menor a embarcar. Esta carta deve ter firma reconhecida em cartório.

Não são aceitas em nenhuma hipótese cópias de documentos.


O que levar

Não existe limite para quantidade ou peso de bagagens, então teoricamente você pode levar quantas malas quiser e do tamanho que quiser. Mas claro que você deve usar o bom senso. Uma mala grande por pessoa é o ideal, pois lembre-se que as malas ocupam espaço na cabine.

Verifique o tipo de cruzeiro e a quantidade de dias para escolher o melhor vestuário e a quantidade de roupas. Mas não pode faltar: uma roupa de banho para a piscina e uma roupa mais formal para os jantares.

No dia a dia você provavelmente irá usar roupas leves e informais. 

Na dúvida, leve roupas a mais. Geralmente não é bom exagerar na quantidade de bagagem em viagens. Mas no caso de cruzeiros leve a mais. Você não terá que carregar a mala por muito tempo e se faltar alguma peça, dificilmente terá onde comprar.

Leve todos os medicamentos que você costuma tomar regularmente. Analgésicos, antitérmicos, remédios contra enjoo e curativos adesivos são essenciais, nunca se sabe o que pode acontecer.

O navio fornece amenidades no banheiro (sabonete, shampoo e condicionador) mas nada lhe impede de levar suas marcas favoritas.

As tomadas na cabine são bivolts e seguem o padrão americano ou europeu. Na dúvida se os seus eletrônicos servirão na tomada, leve um adaptador de tomadas universal.

O que não levar

Toalhas de banho. O navio fornecerá toalhas para o banho e a piscina, então é desnecessário levar as suas.

Ferro de passar roupas. Pode parecer incrível, mas muita gente leva! Coloque suas roupas na mala muito bem dobradas para que não amassem, ou você terá que usar o vapor do chuveiro para desamassá-las ou utilizar o serviço de lavanderia do navio (que é muito caro).

Chapinha e secador de cabelo (mulheres surtando)! Assim como o ferro, nenhum item que gera calor é permitido entrar à bordo, e isto incluí a chapinha e o secador de cabelo. Mas nem tudo está perdido, pois todas as cabines tem a disposição um secador de cabelo para o uso. Quanto a chapinha, capriche no cabeleireiro antes do embarque.

Caso você embarque com algum item que gera calor, ele será apreendido pela segurança do navio e entregue a você no momento do desembarque.

Além dos itens ilegais óbvios (armas de fogo, armas brancas, drogas, etc.), você não pode embarcar com:

Bebidas alcoólicas e em alguns navios com nenhum tipo de bebida. Na dúvida, não leve nada, ou serão apreendidas.
Nenhum tipo de alimento. Salvo casos especiais, os alimentos que você carrega serão apreendidos na sua entrada ao navio. Isto porque toda a comida do navio segue rigorosos controles de qualidade e alimentos vindos de fora podem causar contaminação. Geralmente há exceção para produtos industrializados e lacrados. 
No caso específico de drogas, caso qualquer tripulante lhe flagre portando ou usando, você será desembarcado imediatamente no porto mais próximo, não importa onde o navio esteja.
Se você precisa ter algum tipo de alimentação especial, informe isto a companhia marítima antes do embarque para ter certeza que poderá embarcar com algum alimento ou que estes alimentos estarão disponíveis para seu consumo no navio.

Caso você embarque com bebidas alcoólicas, elas serão apreendidas e entregues somente no desembarque. O mesmo vale para as bebidas compradas nas cidades que o navio atraca.

O dia do embarque

Assim como as companhias aéreas, a maioria das marítimas permite o check-in online, que deve ser feito com pelo menos três dias de antecedência. Se puder faça, assim você evita filas no porto.

Leve sua bagagem etiquetada de casa com seus dados e o número de sua cabine.

Caso ainda não saiba qual é sua cabine, faça o check-in no porto para saber qual é o número dela e etiquete sua bagagem, para só depois despachá-la.
Chegue ao porto de táxi, ônibus, translado ou carona, mas não chegue com seu carro próprio. Até existem estacionamentos, mas eles são absurdamente caros pois seu carro terá de ficar vários dias lá. A maneira mais econômica e prática é ir até a cidade portuária de ônibus e pegar um táxi da rodoviária para o porto. Consulte também quanto custa o translado direto, seja pela companhia marítima ou pela agência de viagens, da cidade em que você está até o porto, muitas vezes compensa.

Os portos brasileiros tem estrutura péssima. Não conte em comprar algo no local. Você terá sorte se os banheiros estiverem funcionando.

Na sua reserva está escrito a hora de saída do navio. Geralmente o embarque começa cinco horas antes deste horário, então programe-se para chegar ao porto entre quatro a cinco horas antes, assim você não tem que esperar que o embarque comece e pode entrar no navio com antecedência, já aproveitando sua viagem.

Chegar cedo ao porto é desperdício de tempo. Como dito o embarque começa cinco horas antes da saída do navio, geralmente após o meio dia. Chegar muito antes só fará você ficar esperando.

Chegando ao porto procure na área de embarque onde é o despacho das bagagens. Lembre-se que tudo de valor deve estar com você na bagagem de mão e seus documentos e reservas também.

Tenha nesta bagagem de mão uma roupa de praia, para você já aproveitar a piscina do navio assim que embarcar, pois sua mala pode demorar um pouco para chegar em sua cabine.

No porto todos os seus dados serão colhidos e será feito o seu cartão de hóspede. Neste momento você deve decidir se quer pagar suas despesas à bordo com cartão de crédito ou dinheiro. No caso de optar por cartão de crédito ele será cadastrado e uma parte do limite bloqueado (cerca de 300 dólares). Se optar por dinheiro você deverá fazer um depósito de aproximadamente 300 dólares (ou o equivalente em reais).

Algumas companhias permitem que você mescle o pagamento em dinheiro e cartão.

O seu cartão de hóspede é pessoal e intransferível. Tudo que você fizer no navio será com este cartão: compras, reservas, pedidos à tripulação. Você deve estar com ele o tempo todo.

Suas malas serão deixadas na porta de sua cabine, mas não se desespere se ao entrar no navio elas não estiverem lá. Um cruzeiro tem em média 1500 hóspedes. Talvez suas bagagens demorem um pouco para estarem no lugar correto, principalmente se você entrou cedo no navio. Vá dar uma volta, conhecer o navio e espere todo o embarque para reclamar caso sua mala não esteja na porta da cabine.

Passeie pelo navio assim que entrar e tente recordar os principais pontos, para não ficar perdido pelos inúmeros corredores.

Ao entrar na cabine verifique se tudo funciona: luzes, cofre, torneiras, ralos... Se algo não estiver certo comunique seu camareiro. Eles consertaram imediatamente ou lhe ofereceram uma nova cabine, geralmente superior.

Gorjetas

Elas são obrigatórias e em cruzeiros brasileiros geralmente já estão inclusas no valor total pago (procure  na descrição no seu contrato por gorjetas pré-pagas).

Se elas não foram pagas, haverá na cabine, no dia de sua chegada, uma lista padrão de valores a serem pagos para cada profissional. A norma internacional manda dar gorjetas a camareiros, garçons e maitres. Estes valores de gorjetas serão incluídos em sua conta final, então não precisa se preocupar com elas durante seu cruzeiro.

Geralmente crianças menores de cinco anos não pagam gorjetas.

Além da gorjeta, será deixado em sua cabine (geralmente no último dia), um envelope em branco para gratificação opcional pelo serviço prestado de determinado tripulante. Vale a pena deixar uma gorjeta extra se o serviço prestado foi excepcional.

As gorjetas devem ser pagas em dólares.

Também junto a este envelope é deixado um formulário de pesquisa de satisfação. É muito importante para a tribulação seu preenchimento e, se você foi muito bem atendido por alguém, não deixe de citar o nome do tripulante nesta pesquisa, muitas vezes esta atitude vale mais que uma gorjeta.

Saúde

Para evitar doenças, pedirão para que você lave as mãos com álcool em gel sempre que entrar ou sair de um restaurante ou banheiro. Chega a ser irritante, mas eles estão certos em garantir que nenhuma doença se proliferará à bordo, colabore!

Todo navio possui um ambulatório e ao menos um médico para atender os passageiros com problemas de saúde e emergências. Eles também tem remédios para fornecer e em casos graves podem solicitar o resgate do paciente e sua internação em hospitais. Mas atenção: todo atendimento médico feito à bordo é pago a parte e um simples esparadrapo pode lhe custar mais caro que toda a viagem.

Considere fazer um seguro viagem, especialmente se o cruzeiro ter mais de quatro dias. Não custa muito e você fica assegurado financeiramente em caso de problemas de saúde.

Não se esqueça de passar protetor solar várias vezes ao dia.

Beba muita água e maneire nas bebidas alcoólicas para não ficar desidratado e não enjoar com o balanço do navio.

Falando de bebidas alcoólicas, muito cuidado quando estiver mais "alegre" e resolver ir se debruçar ou sentar nas bordas do navio. No geral não existe proteção e a queda pode ser fatal.

Segurança

Em sua cabine terá um colete salva vidas para cada hóspede. Verifique onde ele se encontra e leia as instruções de uso.

Quando todos os passageiros embarcarem no navio, será feito uma demonstração coletiva dos procedimentos de segurança em caso de emergência. A participação de todos os passageiros é obrigatória. Você será instruído pela tripulação onde será seu local de encontro caso algo aconteça, como se portar na situação de emergência e outras instruções. Caso você perca estas instruções você será procurado por um oficial do navio para explicações, o que atrapalhará sua viagem.

Lembre-se: mulheres e crianças primeiro!

Quanto a sua segurança pessoal e roubos, geralmente cruzeiros são bem seguros, tendo sua própria equipe pronta para lhe ajudar. Infelizmente eles não podem estar em todos os lugares verificando tudo, por isso guarde o que tiver de valor no cofre de sua cabine.

Também não descuide de seus pertences quando estiver na piscina ou outros ambientes coletivos. A maioria dos roubos são cometidos por outros hóspedes.

Caso precise de ajuda, procure imediatamente a equipe de segurança do navio.

Alimentação

Em cruzeiros todas as refeições estão inclusas no valor pago e você pode comer a vontade e sem nenhuma limitação.

A comida segue o padrão de culinária norte americana e no geral é boa.

No navio existirão ao menos dois restaurantes: um formal e um informal.

O restaurante informal geralmente fica aberto quase o dia todo, você pode entrar com roupas de banho e a comida é servida no sistema buffet. Ele serve as três principais refeições e não precisa de reserva. Você pode se servir a vontade e sentar onde quiser, tanto dentro do restaurante quanto no deck da piscina.

O restaurante formal exige reserva de horário para o jantar. No geral existem dois horários disponíveis e você deve escolher em qual horário quer jantar no momento da reserva de sua cabine ou no momento do check-in do porto.

A comida no restaurante formal é mais sofisticada e servida a la carte.

Não é permitido entrar neste restaurante formal usando chinelos, regatas, bermudas ou roupas de praia. Contudo não é necessário roupas formais, basta estar de tênis, calça e camiseta.

As mesas do restaurante formal são grandes e comportam em média 10 pessoas. Todos à bordo tem mesa definida no momento do check-in. Caso você esteja num grupo, é importante que todos comprem o cruzeiro juntos e façam o check-in juntos para que sentem juntos no restaurante. Caso isso não seja possível, dirija-se ao setor de relacionamento no primeiro dia de embarque para tentar acomodar todos na mesma mesa.

O horário de seu jantar bem como a sua mesa são indicados no cartão de hóspede.

O restaurante formal também serve café da manhã e almoço, mas para estes não é necessário reserva.

A maioria dos cruzeiros oferecem restaurantes pagos a parte. São restaurantes que oferecem alta gastronomia e experiências diferenciadas. Estes restaurantes necessitam de reserva prévia e não custam barato.

Além dos restaurantes, pequenos lanches e petiscos são servidos ao decorrer do dia em alguns locais do navio.

Bebidas

Em geral as bebidas não estão inclusas e devem ser pagas a parte. Está é uma das maiores dúvidas e preocupações dos viajantes, por isso vou explicar direitinho.

No Brasil, um dos únicos cruzeiros que incluí bebidas são os da CVC / Pullmantur. São incluídas as bebidas alcoólicas e não alcoólicas durante as refeições. O consumo durante as refeições é ilimitado. Fora do período de refeições elas deverão ser pagas a parte, como nos demais cruzeiros.

A água é sempre gratuita em todos os cruzeiros. Mas atenção: só é gratuita a água do mar (água salgada tratada para consumo). Não faz mal nenhum tomar está água e ela está disponível em todos os restaurantes e você pode encher copos com água e levar para sua cabine. A água mineral engarrafada é paga a parte.

Café, chá e suco de máquina também são gratuitos e servidos a vontade nos restaurantes.

Em todos os cruzeiros, uma lata de cerveja ou refrigerante custa em média 5 dólares. Um drink com destilado custa cerca de 10 dólares.

Calcule uma média de 50 dólares gastos por dia e por pessoa com bebidas.

As bebidas oferecidas são sempre de alta qualidade e há sempre grande variedade de marcas e tipos.

A maioria dos cruzeiros oferece pacotes de bebidas. Estes pacotes podem ser comprados pela internet ou no primeiro dia de embarque no navio. Eles dão o direito de consumir ilimitadamente algumas bebidas durante todos os dias de sua viagem.

Existem pacotes de consumo ilimitado só de refrigerantes, só de cervejas, só de vinhos, só de destilados... A maioria das companhias cria combos, ou seja, um pacote ilimitado incluindo todas as bebidas: refrigerante, cerveja, vinho e destilado.

Os pacotes devem ser fechados para todos os dias de sua viagem. Não é possível fechar o pacote fracionado.

Consulte o preço dos pacotes diretamente com a companhia marítima, mas em geral um pacote de refrigerante ilimitado custa cerca de 15 dólares por dia e um pacote com todas as bebidas ilimitadas custa cerca de 70 dólares ao dia.

Os pacotes são individuais e é expressamente proibido duas ou mais pessoas utilizarem um só pacote. Caso qualquer funcionário do navio lhe flagre dividindo um pacote de bebidas (por exemplo: você vai no bar e paga um cerveja para seu tio e um minuto depois volta no bar e paga outra para você) ele irá notificar a segurança do navio, que irá lhe abordar e aplicar as sanções estabelecidas. Não se esqueça que para tudo você assina um contrato.

Compartilhar um pacote de bebidas pode gerar multa e em determinados casos acabar com seu cruzeiro antes da hora.

Na maioria das vezes fechar um pacote de bebidas vale a pena, mas leve em conta seu consumo médio, quanto tempo você ficará à bordo e qual o preço das bebidas individuais. Faça as contas e veja se compensa!

Internet e sinal de celular

Todos os navios possuem computadores conectados a internet e rede wi-fi para uso dos hóspedes, contudo a internet é paga a parte e custa caro (tanto a com fio quanto a sem fio).

Caro quanto? Calcule uma média de 30 dólares ao dia que usar.

Enquanto o navio estiver navegando você não terá sinal de celular. Somente quando ele atraca nos portos nacionais é possível ter sinal.

A melhor e mais barata maneira de utilizar a internet (e ligar para casa se for o caso) é ir em uma lan house na cidade em que o navio está.

A vida à bordo


Imagem/Reprodução: Viagem UOL

Todos os dias será deixado em sua
 cabine o Jornal de Bordo com a programação do dia seguinte. Nele estão todas as atividades, shows, diversão, restaurantes e tudo mais que você pode fazer no navio e os passeios fora dele. Aproveite e marque tudo que você quer fazer durante o dia, esta é uma ótima forma de se programar.

O serviço de quarto está incluso e você pode usar a vontade, pode aproveitar!

Existem muitos serviços pagos a parte: cassinos, internet, spa, jogos, passeios, bebias premium...

E fique esperto, todos os valores estão em dólares.

Cruzeiros marítimos são uma ótima forma de viajar com a família. Existe diversão para todos os gostos, comida para todos os gostos e todos podem ficar a vontade em diversos ambientes diferentes.

A programação do navio incluí sempre festas temáticas, sendo a mais popular o jantar do comandante. Sempre tem! Ela em geral ocorre em algum salão do navio e você não é obrigado a usar sua roupa social (muitas pessoas usam, mas se você não gosta não se preocupe). Participar destas festas é opcional, enquanto uma festa está acontecendo aqui outra está acontecendo ali, vá na que mais lhe agradar.

Seu navio sempre aporta em cidades pré programadas. Você é informado em que cidades o navio aportará através do Jornal de Bordo. Aproveite para turistar e conhecer novos lugares, fazer passeios e compras. Mas não se esqueça da hora da partida. Se você perder, terá que gastar um bom dinheiro para encontrar o navio no próximo porto.

O seu cruzeiro também fornece passeios em terra (pagos a parte, é claro).  Eles não são a forma mais barata de conhecer o lugar, mas a vantagem é que você terá prioridade no embarque e desembarque e não corre o risco de esquecer a hora da partida.

E por fim, sinta-se livre! Você pode sentar em um dos bares as duas da tarde e ficar lá até de noite. Pegar uma espreguiçadeira e ficar tomando sol na piscina. Dançar em uma das festas. Jogar no cassino. Curtir um show no teatro. Sentar de frente para o mar e ler um livro. Opções não faltam para você ser feliz.

Imagem/Reprodução: Guardanapo de Papel

Crianças

Crianças acima de três anos e adolescentes tem atividades supervisionadas. Os pais podem descansar tranquilamente enquanto seus filhos divertem-se com várias atividades durante o dia.

Um navio é enorme, então marque um local de encontro caso vocês se percam e instrua seu filho a sempre procurar um tripulante para qualquer necessidade.

Lembre-se que seu filho também possui um cartão de hóspede e que os gastos feitos com ele serão pagos por você! Alguns navios permitem o bloqueio deste cartão, informe-se à bordo.

Alguns cruzeiros fornecem serviço de babá pago a parte.

Não é recomendado o embarque de gestantes após o quinto mês de gravidez.

O desembarque

No último dia de cruzeiro será deixada em sua cabine o extrato das despesas à bordo. Confira se está tudo certo. Para aqueles que optaram por pagar com o cartão de crédito, não tem com que se preocupar, pois o débito será automático. Para quem optou por pagar em dinheiro é bom ir o quão antes na recepção do navio quitar seus débitos, as filas costumam ser enormes na última hora.

Caso os débitos sejam menores que o depósito feito no check-in, o valor da diferença será devolvida para você. Caso tenham sido maiores, você pode acertar o que falta em dinheiro ou cartão de crédito.

Na última noite do cruzeiro você deve deixar suas bagagens na porta de sua cabine. Você será avisado pelo Jornal de Bordo, pela televisão, pela camareira e por quem mais cruzar o seu caminho. A mala tem que estar pra fora da cabine até a hora determinada. Caso mesmo com tantos lembretes você se esqueça, seu desembarque pode demorar muito, pois dependendo do tamanho da mala é proibido desembarcar com ela.

Não esqueça de deixar a roupa que vestirá no dia seguinte junto com sua bagagem de mão, ou você corre o risco de desembarcar de pijamas.

Vale lembrar que na mala de mão também devem estar seus documentos, itens de valor e seu cartão de hóspede (você não desembarca sem ele).

Se você comprou bebidas alcoólicas no free shop, elas serão deixadas durante a madrugada desta última noite na porta da sua cabine.

O desembarque acontece até as dez horas da manhã, então não precisa se desesperar. Tem sim que levantar cedo, mas aproveite para tomar um belo café da manhã (geralmente servido até as nove), dar uma volta pelo navio e bater as últimas fotos.

O serviço de quarto não funciona na manhã do desembarque.

Em viagens internacionais aportando no Brasil, alguns passageiros podem ser escolhidos pela alfândega para verificação da bagagem (a cota de compras é a mesma de viagens aéreas: US$ 500,00).

Em algumas companhias, caso algum item tenha sido apreendido durante seu embarque (desde que não sejam itens ilegais), ele será devolvido no desembarque. Verifique com a tripulação.

Olhe para o mar uma última vez, prometa voltar quando der e pegue sua mala no saguão do porto.



Compartilhe Isso

Postagens Relacionadas

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »