Imagem/Reprodução: Flickr - Rádio CCOM
O Piauí é mesmo uma terra de belezas naturais, algumas ainda intocáveis, acessíveis somente a quem está disposto a viver uma aventura e a pessoas que gostam de contemplar os encantamentos da natureza. O Cânion do Poti aconteceu naturalmente por meio de uma falha geológica, ocorrida há milhões de anos. O Rio Poti, que nasce no Ceará, deveria seguir para o litoral cearense, entretanto desvia pela fenda geológica, atravessa a Serra da Ibiapaba e desemboca no Rio Parnaíba, na Vila do Poti, já em Teresina. Esse fenômeno é de uma beleza única com suas diversas cavernas e grandes paredões moldados pela ação da água.
Imagem/Reprodução: Portal o Dia
Essa erosão rendeu formações bem peculiares e de uma beleza inestimável com paredões de quase 60 metros de altura e com as mais diferentes formas e texturas desenhadas pela água na própria pedra. Há lugares em que os paredões chegam a quase encostar de uma margem para outra.
No decorrer dos paredões também podem ser encontradas inscrições rupestres o que rende ainda mais importância histórica e turística a esse lugar.
Toda essa beleza natural está aliada a um céu magnífico, sendo um palco perfeito para esportes de aventura como o rapel, o trekking, o slackline ,o caiaquismo e o melhor a ressaltar, é que aqui, a água do rio Poti é límpida e transparente. É necessária a maior atenção das autoridades pelo lugar, que aliados a preservação ambiental garante a geração de renda para a população local.Quem gosta de aventura, vale a pena conferir!
Via: Portal o Dia, Desviantes
EmoticonEmoticon